A oralidade, a consciência fonológica, a "leitura" e a escrita são elementos fundamentais na aprendizagem da língua materna.
Os poemas mostram também a parte artística e divertida do português.
(Texto de Luísa Ducla Soares, Poemas
da Mentira e da Verdade, Livros Horizonte, Lisboa).
A "leitura" tem muito a ver com falar e comunicar, interpretar um quadro de tarefas,
o quadro de planeamento,
as canções afixadas na sala, etc.
A consciência
fonológica será a capacidade de a criança prestar atenção
aos sons da fala, de modo a reconhecer e, analisar e manipular de uma forma
deliberada as unidades de som.
No Jogo de
Pares de Rimas
e no Jogo das
Cadeiras com Rimas
as crianças foram aprendendo a fazer rimas com a palavra que sabiam estar na imagem.
E fazem progressos na capacidade de avaliar e registar.
No Bingo de
Rimas as crianças organizaram-se em duas equipas.
Cada equipa verificou se tinha no seu cartão grande, uma figura cujo nome rima com
aquela e que irá ser “escondida” por ela.
Avaliação e registo
Nesta história
tradicional
(O Pinto Pançudo, Plátano Editora, Coleção Caracol, Lisboa),
algumas crianças preencheram uma ficha com imagens de exploração da história e fizeram o batimento
com palmas, enquanto diziam os nomes de algumas personagens.
.
Depois do corte de imagens verticalmente coincidindo com a segmentação de uma palavra em silabas, algumas fizeram a reconstrução da imagem e da palavra.
E houve quem fizesse a mistura de silabas de palavras
diferentes.
Um registo:
No jogo "Alimentos… no Prato" fez- se a apresentação
de cartões com imagens de alimentos; cada
cartão tinha um alimento com o seu nome escrito.
Algumas crianças fizeram o batimento com palmas, enquanto diziam o nome do alimento que estava no seu cartão e,
colocaram na parte inferior do
cartão o nº de molas de roupa correspondentes ao nº de batimentos (silabas).
E cá estão os alimentos no seu devido prato.
Uma avaliação:
É bom aprender de forma divertida!
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